O Retratos da Terra estreou em 2018 e propõe apresentar três olhares artísticos sobre um mesmo tema importante para as comunidades em que visita: a visão de jovens moradores, que são instrumentalizados com câmeras fornecidas pelo projeto, além de receberem uma formação técnica-profissionalizante em fotografia e artes, a visão de um fotógrafo profissional local e a visão de uma fotógrafa de fora da comunidade, no caso a curadora do projeto, Karina Bacci. Com isso, busca-se convidar os jovens participantes e toda a comunidade a desenvolver um olhar crítico para propor mudanças e/ou valorizar e cuidar do lugar onde vivem. Os produtos resultantes do projeto são uma exposição, aberta a toda a população da cidade em que é realizado, e um catálogo histórico-poético.
Os cursos de fotografia abordam temas transversais e a reflexão é aprofundada com foco em importantes assuntos como: sustentabilidade, reciclagem, meio ambiente, valorização da comunidade, cultura local. O catálogos podem ser vistos no ícone “biblioteca” deste site.
O projeto foi realizado em 29 cidades brasileiras patrocinadas pelas empresas: Monsanto, Banco Rabobank, Alcoa, Bayer, Basf, AngloGold Ashanti, Alcoa. Até 2022 foram mais de 600 alunos participantes, sendo que vários estão atuando e gerando renda como fotógrafo.