O uso do Marketing Cultural como ferramenta de comunicação estratégica para empresas

O elo de ligação entre o DNA da sua empresa e o mercado cultural. Conheça os projetos da Elo 3
20 de outubro de 2017

O uso do Marketing Cultural como ferramenta de comunicação estratégica para empresas

O uso do Marketing Cultural como ferramenta de comunicação estratégica para empresas

O incentivo à cultura no Brasil sofre de escassez de recursos disponíveis por parte do poder público, e com isso, o investimento em Marketing Cultural se torna um diferencial de mercado, sendo um meio alternativo de atingir o público-alvo, que cada vez mais se torna distante das mídias tradicionais, como jornais impressos, TV, rádio ou revistas, criando uma identidade de proximidade de acordo com os interesses pessoais do consumidor.

E o que é o Marketing Cultural? É a criação e execução de um conjunto de ações, estratégias e produtos que têm como objetivo estimular a produção e a difusão cultural em um sentido amplo, incluindo literatura, dança, música, cinema, teatro, folclore, manifestações culturais e artísticas, ou até mesmo restauração ou revitalização de patrimônios históricos, por parte de empresas públicas e privadas.

O Governo Federal, os Governos Estaduais e muitos municípios brasileiros possuem leis com o objetivo de estimular a participação das empresas na produção e difusão da cultura brasileira através do patrocínio cultural, como a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual, ambas federais, e a Lei Mendonça no estado de São Paulo.

Além da fixação da marca como responsável socialmente, alguns impostos como ISSQN, ICMS, Imposto de Renda ou mesmo IPTU podem ser abatidos nas declarações através do uso das leis de incentivo, por isso, as empresas têm muito a se favorecer, podendo contribuir de diferentes formas.

O objetivo principal das empresas que investem em Marketing Cultural não deve ser a divulgação direta da marca e sim, diferenciar-se de seus concorrentes, com uma ferramenta do plano de comunicação expandido, que resulta em proximidade com o público-alvo de diferentes formas, facilitando o enquadramento como socialmente responsáveis, uma vez que o apoio a projetos sociais que dialogam com os valores da marca elevam a interação entre as pessoas e a empresa.

Para que as ações de investimento em Marketing Cultural surtam efeitos positivos, é necessário que as ações sejam minuciosamente planejadas de acordo com o perfil do patrocinador, tendo em vista o seu público-alvo e explicitando o objetivo de cada ação, pois, como a ferramenta trabalha com a imagem da empresa, deve ser encarada como um braço da sua comunicação de forma direta.

E por isso, a Elo3 fornece toda a assessoria para as empresas, visando a solidificação de sua imagem ligada à responsabilidade social, através de projetos culturais e sociais.

Atuamos como um ELO entre as empresas e a sociedade, promovendo parcerias de resultados duradouros, e sempre que possível, utilizando os benefícios fiscais e as leis de incentivo.

O investimento em ações de Marketing Cultural que garantam a sustentabilidade é um bom negócio para todos: para a sociedade e também para a empresa, que a curto e médio prazos, se fixa no mercado de forma diferenciada.

Por isso a Elo3 busca as parcerias mais adequadas para a realização de cada projeto, trabalhando para a otimização do investimento por parte da iniciativa privada e resultando em maior garantia de resultados perante a sociedade.

E você, sabe em que tipo de projeto a sua marca pode estar inserida através de ações de estratégia de comunicação e investimento em Marketing Cultural? A Elo3 pode te ajudar!

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